Blog

Peixes

A 10ª Semana do Incentivo do Consumo de Pescados ocorre no mês do setembro durante o dia 1º á 15 de setembro. Promovido nacionalmente pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, com o objetivo de incentivar o consumo de pescado no Brasil.

Durante a Semana do Peixe, o Ministério recomenda um maior consumo de produtos provenientes da pesca nacional ou de criatórios de espécies de peixe como tilápia, tambaqui, pintado, pacu e de mariscos como ostras, mexilhões e vieiras.

Segundo a OMS (organização Mundial de Saúde o consumo de peixe por pessoa deve ser de 12Kg por ano. Mais no Brasil esse consumo chega a 9Kg por ano. Para atingirmos essa quantidade estipulada pela OMS, o ideal é o consumo de pelo menos 100g de peixe 2x/ semana.

Encontramos com maior facilidade peixes como Tilápia, Pescada, Sardinha, no Brasil todo e na região norte do país, temos uma grande demanda de Tambaqui e Pirarucu.

Os benefícios do consumo de peixe são diversos. Dentre eles, são ótimas fonte de:

  • Ômega 3 (anti inflamatório, anti trombótico, melhora memória e aprendizado, reduz níveis de colesterol e triglicerídeos, melhora perfil do colesterol bom HDL e auxilia no controle da pressão arterial, diminui os riscos de derrame, alguns declínios mentais e artrite);
  • Vitamina A (importante para visão, desenvolvimento ósseo, desenvolvimento celular e imunidade);
  • Vitamina E (antioxidante, contribui para integridade dos músculos, prevenção do envelhecimento, proteção contra doenças cardiovasculares, inflamações e doenças neurológicas);
  • Vitamina D (melhorar o perfil de absorção de cálcio e fósforo, essencial para formação óssea, e auxiliam na prevenção de doenças inflamatórias, síndrome metabólica, doenças autoimunes e câncer);
  • Vitamina B12 (importante para prevenção de certos tipos de anemias, função no sistema nervoso central como memória e importante para neuro transmissões);
  • Vitamina B2 (bom para pele e olhos, atua no metabolismo energético e ação antioxidante);
  • Ferro (componente da hemoglobina, importante para o transporte de oxigênios para as células, função vital para produção de energia e prevenção de anemias, envolvido na função imunológica e desempenho cognitivo);
  • Potássio (importante para funções neuromusculares, pressão arterial e função renal);
  • Fósforo (importante para formação óssea e de tecidos moles como músculos, fígado, baço, importante para funções mentais e funcionamento da tireoide);
  • Cálcio (importante para formação e manutenção óssea, na contração muscular e regulação dos batimentos cardíacos);
  • Zinco (importante para imunidade, atua na formação óssea e na replicação e crescimento celular e junto com o cobre melhora cicatrização);
  • Iodo (presente nos peixes de água marinha, importante para o funcionamento da tireoide e participação ativa na produção de energia e se estiver deficiente na infância pode levar a retardo mental e físico).

 

Para a escolha do peixe fresco, devemos observar as características sensoriais como cheiro, textura do peixe, guelras avermelhadas, escamas bem pressas e os olhos brilhantes.

A Limpeza do peixe pode ser solicita ao peixeiro, se realizar em casa, sempre comece com lavagem em água corrente, corte sua barriga e retire as vísceras com cuidado, removendo barbatana e escamas.

Armazenamento e preparo deve se tomar cuidado para ocorrer contaminação. Não demorar muito durante esses processos, pois os peixes são muito perecíveis.

Deve se manter sempre refrigerado ou em caso de consumo futuro, congelar o peixe. Observar sempre a data de validade. Uma ótima dica e etiquetar o produto congelado para melhor controle da validade. Para descongelamento, deixe de um dia para o outro em geladeira ou utilize a função descongelamento no microondas, jamais deixe exporto em temperatura ambiente ou descongelamento em água corrente.

Congelamento de sobras pós-preparo podem ocorrer, desde que sempre etiquetado para controlar a validade do peixe. Jamais descongelar o peixe e congelar novamente.

O consumo deve ser sempre nas opções grelhadas, assadas ou cozidas, sem o couro (os benefícios do peixe não estão em seu couro, e sim em sua carne) e utilize temperos naturais como ervas e especiarias em seu preparo, evitando o consumo de produtos industrializados para o preparo.

Redes Sociais