Conceito

HISTÓRIA

Saúde é o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano. A OMS (Organização Mundial de Saúde) define saúde como boa disposição do corpo, mente e bem estar social entre os indivíduos.

Ter corpo, mente e alma em equilíbrio. Hipócrates já dizia: “Para um Homem viver mais e melhor, ele precisa comer bem, fazer exercícios físicos e ter pensamento positivo”. Através da nutrição funcional, podemos atingir esse padrão de funcionamento ótimo de saúde e vitalidade positiva.

Além de escolher o melhor alimento para o seu corpo, devemos garantir que esse alimento seja bem aproveitado pelas células através de uma boa mastigação, digestão, absorção dos nutrientes e a correta eliminação de eventuais produtos tóxicos ingeridos junto com os alimentos, para o equilíbrio do processo de nutrição celular.Se uma dessas etapas metabólicas não funcionar bem ou falhar, seu corpo começa a ter desequilíbrios nutricionais e funcionais, e em estágio mais avançado se manifestará através de doenças.Para avaliar o melhor funcionamento de seu organismo, priorizamos sua individualidade bioquímica e valorizamos a inter-relação entre os alimentos e todos os sistemas de funcionamento do seu corpo, através da TEIA DA SAÚDE.

Onde se avaliam todos os seus antecedentes, gatilhos e mediadores e como e/ou onde esses desequilíbrios afetam ou afetaram sua saúde e órgãos para restabelecermos o bom funcionamento de seu corpo.

São 5 mandamentos como princípios básicos da Nutrição Funcional:

 – SAÚDE COMO VITALIDADE POSITIVA: Sua saúde não é simplesmente ausência de doenças, mas o resultado das inter-relações positivas entre todos os sistemas de funcionamento do seu corpo, resultando em energia, bem estar, disposição e felicidade. Valorizar a importância que o alimento e o processo alimentar exercem para desenvolver e manter seu melhor desempenho físico, mental e emocional.

2 – INDIVIDUALIDADE BIOQUIMICA: Você tem um “padrão próprio defuncionamento de suas células” (sua individualidade bioquímica) e suas necessidades particulares, decorrentes de suas características únicas de funcionamento celular, corporal e adaptação ao meio em que você vive, na vida pessoal e profissional.

3 – TRATAMENTO PERSONALIZADO (CENTRADO NO INDIVÍDUO): O tratamento é feito para cada individuo buscar seu estado ÓTIMO de saúde, independente se você esta doente ou não. Cuide bem do corpo que você tem!

4 – EQUILÍBRIO NUTRICIONAL E BIODISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES: É importante garantir nutrientes em quantidade e qualidade adequadas e equilibradas com todos os outros, para otimizar a absorção, o processo de nutrição e a utilização pelas células do seu corpo.

5 – INTER-RELAÇÕES EM TEIAS DE FATORES FISIOLÓGICOS: Cada uma das funções orgânicas influencia diretamente nas outras e existe um vínculo mútuo de processos, como se fosse uma TEIA, sendo que o desequilíbrio de uma função afeta as demais. Essa melhor compreensão dos desequilíbrios, que estão nas bases funcionais do desenvolvimento das doenças, permite corrigir as causas, ao invés de apenas diminuir os sintomas.A Nutrição Funcional contribui para melhorar sua vida porque tem essa abordagem integrativa que compreende e harmoniza o funcionamento geral do seu corpo incluindo as inter-relações de suas funções do estômago, intestino, fígado, rins, cérebro, sistema de defesa, transporte e distribuição dos nutrientes pelo sangue, estruturas ósseas, articulares e musculares, e ainda, a integração com os aspectos mentais e emocionais.

 

 

CONHEÇA MAIS SOBRE O SEU CORPO FUNCIONAL E RESTABELEÇA SUA SAÚDE E VITALIDADE POSITIVA!

Fonte:
Paschoal.V, Naves. A, Fonseca. A.B.B.L. Nutrição Clinica Funcional – dos princípios à pratica clinica. Editora Valeria Paschoal LTDA. São Paulo, SP. 2007. Alimento: Um poderoso agente de saúde. Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional. 2013.

Curriculo

Aritiane R. Silva, nutricionista graduada pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, Pós graduada em Bases Nutricionais da Atividade Física – Nutrição Esportiva – Universidade Gama Filho, Pós graduanda em Nutrição Clínica Funcional – VP/ UNICSUL e membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional. Nutricionista há mais de 5 anos com experiência em atendimento clinico com enfoque em Nutrição Clinica Funcional e Nutrição Esportiva.

Cursos realizados na área:

  • -Nutrição Esportiva;
  • -Nutrição Funcional;
  • -Personal Diet;
  • -Bioquímica da Nutrição;
  • -Nutrigenômica/ Nutrigenética;
  • -Nutrição Infantil; -Nutrição na Gestação e Amamentação;
  • -Nutrição Vegetariana; -Suplementação Nutricional;
  • -Nutrição em Oncologia;
  • -Nutrição Infantil;
  • -Nutrição na Gestação e Amamentação;
  • -Nutrição Vegetariana;
  • -Suplementação Nutricional;
  • -Nutrição em Oncologia;